Image Map

23/03/2013

Ano Internacional da Cooperação pela Água


Mais uma vez estamos aqui para falar sobre o ano internacional da água olha que interessante essa matéria:


Em 2013 temos uma meta importante: pensar de forma cooperativa no que se trata dos recursos hídricos. Isso porque este ano será o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

Esta campanha foi lançada pela Organização das Nações Unidas –ONU, em dezembro de 2010, na assembleia que declarou 2013 como o ano internacional de cooperação pela água e estabeleceu o dia 22 de março de 2013 como o primeiro dia mundial da água, elegendo a UNESCO para conduzir essa campanha, especialmente porque é uma organização multidisciplinar que combina as ciências naturais e sociais, educação, cultura e comunicação.

Isso é muito pertinente para o momento, pois as estatísticas em relação à distribuição dos recursos hídricos mostram números alarmantes.

Só para se ter uma ideia, segundo dados recentes, publicados pela UNESCO,  agente líder da campanha,  cerca de 11% da população mundial ainda não possui acesso à água potável e 37% vive sem redes de esgoto. Isso representa uma população com maior propensão de desenvolver doenças e se distanciar cada vez mais de uma vida com qualidade.

Para a UNESCO a campanha tem cinco objetivos importantíssimos:- Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação pela água;- Gerar conhecimento sobre o assunto;- Criar ações concretas para melhorar o quadro atual;- Desenvolver parcerias para resolver desafios e;- Fortalecimento da cooperação internacional para alcançar as Metas do Milênio.

Um dia internacional para celebrar a água doce já tinha sido recomendadopela Conferência das Nações Unidas de 1992 sobre meio ambiente e desenvolvimento (CNUMAD) e a Organização das Nações Unidas (ONU)logo designoua data de 22 de março de 1993 como o primeiro dia mundial da água. Desde então,essa data passou a ser mais um meio de chamar a atenção do mundo sobre a importância da água doce.

Maior problema está nas cidadesNas cidades, principalmente em grandes cidades, concentra-se a maior dificuldade em ter os cuidados necessários e manter a água adequada para o consumo.Entre os problemas principais estão: os rios que recebem esgoto não tratado, resíduos e muito lixo. Além disso, para facilitar a urbanização, os rios são estreitados e canalizados, e na época das chuvas há transbordamentos e enchentes por esse motivo.Também o asfalto provoca a impermeabilização do solo, fazendo com que a água das chuvas tenham como única opção de escoamento as “bocas de lobo”, muitas vezes entupidas com lixo.Esses problemas são agravados pelo desperdício que é maior nas cidades e faz com que regiões mais afastadas sofram com mais frequência a falta de água.


Nenhum comentário:

Postar um comentário